segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Trabalhos Escolares





No segundo bimestre aconteceu um concurso de redação, através do Grupo Demoley de Rio do Sul, que teve como tema O valor da Família. O assunto foi discutido nas aulas de Língua Portuguesa de onde participaram duas redações.
Com muita alegria nossa Escola foi vencedora do segundo lugar, onde a aluna da 7ª série, Stefanie do Amarante. A aluna, juntamente de seus pais foram convidados a participar de um delicioso jantar, onde recebeu seus prêmio.

Um tesouro em suas mãos

Tem-se visto nas últimas décadas que um tesouro muito valioso está sendo desperdiçado em grande escala e, hoje se percebe que o alicerce primordial dos lares de todo o mundo precisa ser resgatado: o verdadeiro sentido de ser família.
Crianças e adolescentes estão substituindo suas famílias por jogos na internet e eletrônicos e, por isso, o verdadeiro valor da família que é o amor, carinho, respeito, harmonia, confiança, estão deixados de lado. Por motivos como este, é que muitos caminhos que seriam certos na vida destas pessoas, infelizmente acabam tomando um rumo muito ruim, não conseguindo resolver os problemas que surgem, pelo fato de não mais ter uma família unida.
Então surge uma dúvida: como solucionar este problema e trazer de volta aos lares, boas risadas e conversas, os cuidados de mãe em noites febris, ajuda nas lições de casa? Ter um jantar harmonioso, uma mão amiga, e porque não, os puxões de orelha quando preciso?
Para que isto aconteça, em primeiro lugar há de haver muito respeito. Ouvir os pais a qualquer hora, mesmo que seja chato, pois com certeza eles estarão ao seu lado sempre que precise. É fato que é no poder da família que um alcoólico volta a viver, que um drogado encontra o caminho, que o “cego” volta a enxergar.
Todos os dias os meios de comunicação trazem noticias drásticas onde o valor da família se perdeu. E é por noticias assim, que cada ser humano deve agradecer a Deus todos os dias por ter uma família. E cuidar dela, como se fosse sim um tesouro como o ouro, a prata ou qualquer outro objeto de valor.
É a família que te guia, te consola e conforta. É ela que te ajuda a ser responsável na sociedade. Ela é a razão certa para viver a vida em plena harmonia.

PARABÉNS STEFANIE!!!



DIVIRTA-SE ACHANDO OS 7 ERROS




CONHEÇA OS POSSÍVEIS VÍRUA DA GRIPE H1N1, ILUSTRADOS PELOS ALUNOS
DA 7ª SÉRIE DO C.E. RICARDO MARCHI NAS AULAS DE ARTES








PÓS-IMPRESSIONISMO
ALUNO DOUGLAS - 8ª SÉRIE





HISTÓRIA ENROLADA
ALUNA GIOVANA
5ª SÉIRE


sábado, 22 de agosto de 2009

Alunos contra a gripe 'A'



Todos os alunos da 7ªsérie do C.E. Ricardo Marchi,
organizaram uma apresentação, reforçando a prevenção
contra a nova gripe, trazendos todos os cuidados em
relação a higiene, alimentação, bem como o que fazer
caso as pessoas sintam os sintomas.




As apresentações aconteceram nas turmas do 1ºno a 7ª séries da escola!
Além do trabalho excelente dos alunos, que conseguiram chegar aos objetivos do trabalho, proporcionou aos alunos explorar sua expressão, oralidade, comunicação.

Uma maneira bem dinâmica de aprender!

JORNAL ESCOLAR - Mais que uma ferramenta Pedagógica

"Educar é preparar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa, e, portanto, sem alternativa não há liberdade. O bom educador deve estimular a diversidade, torcendo para que seus alunos tenham suas próprias idéias. E, mais do que isso, tenham a coragem de defendê-las, devidamente fundamentadas, em qualquer situação. E, sobretudo, tenham a coragem e a segurança de se admitirem errados e mudarem sua opinião"Gilberto Dimenstain, jornalista






JUSTIFICATIVA



Observou-se que os alunos da Rede Pública Municipal de Rio do Sul possuem uma dificuldade significativa em relação à leitura e escrita, por motivos que entre os quais entra a estrutura familiar, desestímulo, falta de atenção entre outros. Por estes motivos, o Centro Educacional Ricardo Marchi, com a iniciativa da disciplina de Língua Portuguesa, deseja de uma forma interdisciplinar editar o Jornal Escolar e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação entre os diferentes saberes, proporcionando uma aprendizagem ampla para todos os alunos.
Sabemos que jornal é um importante meio de comunicação. Ele informa sobre todos os acontecimentos do mundo, bem como traz divertimento, artigos de opinião, e possibilita a todos os professores, um instrumento capaz de desenvolver todos os conteúdos, enfocando as abrangências, tornando o aluno um ser autônomo e criativo no que diz respeito a leitura e escrita.
Para fonoaudióloga e pedagoga, Elen Campos Caiado, “O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.”
Assim, os professores não precisarão sair do seu plano de aula, para fazer o Jornal de a Escola acontecer, centrados nos seus objetivos, porém transformando os alunos, tornando-os ativos e participantes da sociedade da qual vivem.



OBJETIVO GERAL


• Elaborar um jornal escolar de forma interdisciplinar, afim de desenvolver um saber crítico e autônomo para os alunos de C.E. Ricardo Marchi, envolvendo toda a comunidade escolar, através da veiculação do jornal.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Valorizar a interdisciplinaridade;
• Utilizar novos meios de comunicação;
• Saber usar novas tecnologias;
• Formar bons leitores e produtores textuais;
• Contribuir para a criatividade;
• Realizar matérias de fatos cotidianos;
• Valorizar as pesquisas e informações;
• Promover trabalho em equipe;
• Dinamizar a sala de aula;
• Incentivar os alunos a expressar suas ideias;
• Informar a comunidade escolar sobre eventos e acontecimentos;
• Estimular os alunos a localizarem o espaço que a notícia ocupa no jornal;
• Localizar diferentes textos dentro dos jornais que circulam na cidade;





METODOLOGIA


O presente projeto será abordado de diferentes formas, abrangendo o maior número de disciplinas.
O jornal irá conter itens como:
- entrevistas;
- piadas, cruzadinhas;
- poemas e poesias (dos alunos e/ou escritores conhecidos);
- músicas ( traduções);
- composições textuais;
- aniversariantes;
- eventos da escola;
- calendário escolar;
Acontecerão rodas de conversa para saber o que pode-se acrescentar ou que deve ser retirado do jornal, de acordo com a popularidade e intenções dos estudantes.
Na sala de aula, cada aluno dará um nome ao jornal, que será decidido o vencedor entre professores, pedagogos e direção. Enquanto isso, será montada uma equipe que ficará responsável pela pesquisa de assuntos, busca de informações, edição das matérias. Terá uma equipe para cada edição, que deverá ser responsável pela divulgação dos jornais nos murais e para a comunidade, incluindo órgãos públicos.
Os alunos terão orientação sobre os assuntos a serem escritos, e terão orientação do professor de informática para a digitação dos mesmos.
Depois de escrito, o jornal será impresso e também publicado no blog da professora de Língua Portuguesa.
Os professores das demais disciplinas irão escrever seus textos, de acordo com o que está proposto no seus plano, sempre com o propósito da publicação.




RECURSOS
Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel Chamex, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, pen drive, fita, etc.




AVALIAÇÃO
A avaliação será dada durante o processo de elaboração, de forma contínua.




CONCLUSÃO

O projeto Jornal na Escola não terá um fim, pois suas edições acontecerão a cada 45 dias, até o fim do ano letivo, tendo continuidade no ano seguinte. Sempre culminando a publicação escrita com a on-line.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAIADO, Elen, Campos – site WWW.brasilescola.com/orientações

sábado, 15 de agosto de 2009

Palestra para pais com Ainor Lotério





EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS, NOSSO CENTRO EDUCACIONAL, NO DIA 07 DE AGOSTO, PROPORCIONOU UMA PALESTRA COM AINOR LOTÉRIO, PARA TODA A FAMÍLIA RICARDO MARCHI.

Ainor é Engenheiro Agrônomo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (UNIVALI) e Gerenciamento de Marketing (FURB), Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI).



Com seu método totalmente irreverente, trouxe alegria, ensinamentos, muita reflexão sobre a importância da família. Através da música trouxe recordações da infância. sabemos que o papel da família é essencial para o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos, bem como seu desenvolvimento dentro da sociedade.

Ainor comparou uma família com a Árvore da felicidade, onde tem-se a flor "macho" e a "fêmea". Sendo uma árvore sensível, assim como nossa família, temos que regá-la, tocá-la, mudar de lugar, por ao sol, na sombra. Sempre cuidando para que ela cresça verde e vívida. E assim temos que ser com nossos filhos, marido, esposa, alunos, etc.

Nossa vida nada menos é que uma planta que precisa ser cuidada e, assim sendo, se transforma em raizes fortes, que não se separam. Em laços apertados que só traz benefícios quem cuida!!!


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE H1N1 - O QUE FAZER?




Você achou engraçada esta imagem??? Pois é. O que vemos nos noticiários todos os dias está cada vez mais nos deixando preocupados com o que pode acontecer mais adiante.

A Gripe H1N1 é um caso sério que deve ser tratada com ênfase nas nossas escolas.
Contágio e prevernção são assuntos para ser discutido em todas as disciplinas. Cartazes, panfletos, feitos pelos próprios alunos, são ideias que só vem a acrescentar o conhecimento sobre o vírus e mantê-los atentos no seu dia-a-dia.

A gripe H1N1 tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente




Embora já tenha sido dito, é importante resdsaltar que comer carne de porco não pega a gripe. Mas sim com os seguintes contatos:

- por via aérea;
- contato direto com o infectado
- Contato indireto com as mãos infectadas, através de objetos;

Por isso procure lavar as mãos sempre, usar lenços descartaveis, evitar ambientes fechados, ter hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada.

se você passar isso a seus alunos e conhecidos, com certeza o contágio não existirá e todos poderão ficar tranquilos.

Mas se você sentir algum sintoma repentino, como febre alta, dores no corpo, tosse, coriza, dificuldades em respirar, procure um posto de saúde e faça os exames.

Boa Semana!!!!