segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Volta às aulas...Como organizar a galerinha!




Mais um ano letivo se inicia...Tarefas, uniforme, provas, professores novos, amigos diferentes! Como fazer com que seu filho volte a rotina escola sem contratempo?

* Primeiro, antecipando alguns dias, faça com que seu filho leia uma história, faça alguma atividade, estude a tabuada. Isso faz com que ele vá "acostumando" aos deveres do cotidiano escolar.

* Acordá-los cedo também ajuda a não ter "preguiça" nos primeiros dias.

* Conferir o material todos os dias para que não falte nada na sala de aula.

* Separar o uniforme.
* Tomar um delicioso café da manhã para ajudar no desenvolvimento da criança.

Quando há organização, não tem erro. Seu filho crescerá saudável e responsável, sabendo diferenciar o tempo para os estudos e o tempo das brincadeiras. Lembrando que a hora do dever é importane para ressaltar o que aprendeu durante o dia.




Já os professores, podem começar com uma conversa informal, para aos poucos identificar a personaliadade de cada aluno.

Trabalhar uma atividade dinâmica também faz com que os alunos interajam e construam suas amizades.

Eis algumas sugestões:

DA CONFUSÃO À ORDEM

Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.

Conhecendo os amigos

Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.Para quantas pessoas: é importante que seja um número par de pessoas. Se não for o caso, o coordenador da dinâmica pode requisitar um “auxiliar”.

Material: uma música animada, tocada ao violão ou com gravador.

Descrição: formam-se dois círculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo número de pessoas. Quando começar a tocar a música, cada círculo gira para um lado. Quando a música pára de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar à sua frente, dizendo o nome e alguma outra informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento.Repete-se até que todos tenham se apresentado. A certa altura pode-se, também, misturar as pessoas dos dois círculos para que mais pessoas possam se conhecer.