sábado, 22 de agosto de 2009

JORNAL ESCOLAR - Mais que uma ferramenta Pedagógica

"Educar é preparar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa, e, portanto, sem alternativa não há liberdade. O bom educador deve estimular a diversidade, torcendo para que seus alunos tenham suas próprias idéias. E, mais do que isso, tenham a coragem de defendê-las, devidamente fundamentadas, em qualquer situação. E, sobretudo, tenham a coragem e a segurança de se admitirem errados e mudarem sua opinião"Gilberto Dimenstain, jornalista






JUSTIFICATIVA



Observou-se que os alunos da Rede Pública Municipal de Rio do Sul possuem uma dificuldade significativa em relação à leitura e escrita, por motivos que entre os quais entra a estrutura familiar, desestímulo, falta de atenção entre outros. Por estes motivos, o Centro Educacional Ricardo Marchi, com a iniciativa da disciplina de Língua Portuguesa, deseja de uma forma interdisciplinar editar o Jornal Escolar e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação entre os diferentes saberes, proporcionando uma aprendizagem ampla para todos os alunos.
Sabemos que jornal é um importante meio de comunicação. Ele informa sobre todos os acontecimentos do mundo, bem como traz divertimento, artigos de opinião, e possibilita a todos os professores, um instrumento capaz de desenvolver todos os conteúdos, enfocando as abrangências, tornando o aluno um ser autônomo e criativo no que diz respeito a leitura e escrita.
Para fonoaudióloga e pedagoga, Elen Campos Caiado, “O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.”
Assim, os professores não precisarão sair do seu plano de aula, para fazer o Jornal de a Escola acontecer, centrados nos seus objetivos, porém transformando os alunos, tornando-os ativos e participantes da sociedade da qual vivem.



OBJETIVO GERAL


• Elaborar um jornal escolar de forma interdisciplinar, afim de desenvolver um saber crítico e autônomo para os alunos de C.E. Ricardo Marchi, envolvendo toda a comunidade escolar, através da veiculação do jornal.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Valorizar a interdisciplinaridade;
• Utilizar novos meios de comunicação;
• Saber usar novas tecnologias;
• Formar bons leitores e produtores textuais;
• Contribuir para a criatividade;
• Realizar matérias de fatos cotidianos;
• Valorizar as pesquisas e informações;
• Promover trabalho em equipe;
• Dinamizar a sala de aula;
• Incentivar os alunos a expressar suas ideias;
• Informar a comunidade escolar sobre eventos e acontecimentos;
• Estimular os alunos a localizarem o espaço que a notícia ocupa no jornal;
• Localizar diferentes textos dentro dos jornais que circulam na cidade;





METODOLOGIA


O presente projeto será abordado de diferentes formas, abrangendo o maior número de disciplinas.
O jornal irá conter itens como:
- entrevistas;
- piadas, cruzadinhas;
- poemas e poesias (dos alunos e/ou escritores conhecidos);
- músicas ( traduções);
- composições textuais;
- aniversariantes;
- eventos da escola;
- calendário escolar;
Acontecerão rodas de conversa para saber o que pode-se acrescentar ou que deve ser retirado do jornal, de acordo com a popularidade e intenções dos estudantes.
Na sala de aula, cada aluno dará um nome ao jornal, que será decidido o vencedor entre professores, pedagogos e direção. Enquanto isso, será montada uma equipe que ficará responsável pela pesquisa de assuntos, busca de informações, edição das matérias. Terá uma equipe para cada edição, que deverá ser responsável pela divulgação dos jornais nos murais e para a comunidade, incluindo órgãos públicos.
Os alunos terão orientação sobre os assuntos a serem escritos, e terão orientação do professor de informática para a digitação dos mesmos.
Depois de escrito, o jornal será impresso e também publicado no blog da professora de Língua Portuguesa.
Os professores das demais disciplinas irão escrever seus textos, de acordo com o que está proposto no seus plano, sempre com o propósito da publicação.




RECURSOS
Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel Chamex, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, pen drive, fita, etc.




AVALIAÇÃO
A avaliação será dada durante o processo de elaboração, de forma contínua.




CONCLUSÃO

O projeto Jornal na Escola não terá um fim, pois suas edições acontecerão a cada 45 dias, até o fim do ano letivo, tendo continuidade no ano seguinte. Sempre culminando a publicação escrita com a on-line.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAIADO, Elen, Campos – site WWW.brasilescola.com/orientações

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom! Parabéns!

Reginaldo Amorim de Carvalho disse...

Profª. Cíntia, encontrei o seu blog quando pesquisava sobre o jornal escolar em Santa Catarina. Achei o seu projeto muito interessante e gostaria de tomá-lo como objeto de minha pesquisa para o mestrado em Linguística pela UFSC. No entanto, é inviável para mim devido a distância, pois moro na Grande Florianópolis. Preciso encontrar duas escolas, mais próximas da Capital, que tenham o jornal escolar. Caso você possa me informar alguma, ficarei muito grato.
Muito sucesso com o seu projeto.